terça-feira, 1 de maio de 2018

Histologia dos Tecido🔬

Por Tainá Brito Jordani




        Tecido epitelial: é o que reveste e protege as superfícies externas e internas do nosso corpo. Este tecido é rico em células sendo elas com pouco material extracelular da matriz. Em nosso estudo de caso podemos aponta esse tecido como o de revestimento dos vasos sanguíneos. O epitélio é capaz de se regenerar, sendo que as células têm maestria de fazer mitose.
       As funções deste tecido são: preservar estruturas basais; atua como barreira, ex. pele não deixa a água passar, sem essa façanha perderíamos muita água; passagem de substâncias; secretam substâncias de áreas como glândulas sudoríparas e transmite para outra parte do corpo; e absorvem substâncias.
       Tecido Muscular: nada mais está associado a parte de locomoção e movimento do corpo humano. Tem sua origem no mesoderma e tem alongamento gradativo. Sua função é a especialização para produzir os movimentos. Os músculos representam 40% da massa corpora de um ser. Temos vários tipos de músculos, assim distintos: músculo estriado/esquelético – a parte externa deste músculo é constituído por um tecido chamado de conjuntivo; músculo cardíaco – como o próprio nome se diz é o músculo do coração, aonde apresenta movimentos rítmicos, vigorosos e involuntários; e por fim o músculo liso – está presente em quase todo o corpo, formando as camadas dos vasos sanguíneos.
       No nosso estudo de caso, constatamos que o paciente teve uma fratura exposta do tipo cominutiva, assim danificando os tecidos, somente a ulna lesionou os músculos que tem como nome a articulação radioulnar.


Tecido Conjuntivo: tem sua origem no mesênquima, é o tipo de tecido de conexões e revestimento. Este tecido é composto por várias fibras extremamente importantes. Temos o fibroblasto que é a principal célula do tecido conjuntivo, tendo como responsabilidade a produção e renovação das substâncias intracelulares.  Por seguinte, possuímos os plasmócitos, tem como finalidade a defesa, por ser o principal produtor de anticorpos. Não podemos deixar de citar os macrófagos, os leucócitos também são células de passagem muito importantes, assim descritas no esquema ao lado. 
       Ossos – tem a primordial função de sustentação. O tecido ósseo é constituído de fibras colágenas e vasos sanguíneos. Os ossos matérias inorgânicas -> bicarbonato, magnésio, potássio, sódio, citrato e íons de fosfato e cálcio. E já a parte orgânica é formada pelas fibras colágenas. 
       As células deste são os osteócitos que são as vias de transporte de nutrientes, osteoclasto que diluem sais de cálcio e secretam estruturas, osteoblasto fazem parte da mineração da matriz e por fim o endócito ajudam no crescimento do osso, assim neste estudo de caso a célula endeócito vai auxiliar a reparação dos ossos fraturados sendo eles, rádio e ulna. 
Os nervos são vários axônios e detritos neurais que fazem que temos impulsos nervosos. Tudo que é fator envolve o tecido conjuntivo, não sendo diferente com os nervos que são revestidos por um tubo deste tecido, chamado epineuro. Temos algumas classes de nervos, mas neste caso temos que dar atenção para os sensoriais, pois de alguma forma a fratura que nosso paciente sofreu pode ter atingido estes mesmo que fazem parte dos nervos motores que transmitem impulsos do sistema nervoso central até o músculo que neste caso é o radioulnar. 
Os vasos sanguíneos fazem parte também deste minucioso estudo de caso, são um conjunto de tubos que transportam o sangue do coração para os tecidos sendo destingidos em artérias e veias. 
As artérias partem do coração, são de menor calibre e atinge os capilares.

As veias parte dos tecidos, são de maior calibre e atinge o coração.













       Por fim, o sangue referente ao estudo todo está relativo as possíveis e várias contaminações que o paciente teve diante da não utilização dos equipamentos de segurança do médico, principalmente ao tocar no ferimento/fratura/sangue sem as luvas. 
                                                                           
VANPUTTE, Cinnamon. Anatomia e fisiologia de Seeley. 10. Porto Alegre AMGH 2016 1 recurso online ISBN 9788580555899.

2 comentários:

  1. Fale sobre as características do tecido conjuntivo e explique as células presentes nesse tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As características do tecido conjuntivo são as mais simples, sendo sua origem no mesênquima e tem sua especialidade de revestimento e conexões. Em questão das células podemos evidências as fibras que são fibroblasto sendo a principal célula do tecido e tem como função a produção e remoção das substâncias intracelulares, por seguida temos plasmócitos que produz os anticorpos e sua finalidade e a de defesa, temos também os macrófagos e por fim temos os leucócitos que são os conhecidos glóbulos brancos que tem como função a de defesa do nosso corpo e tem quatro classes: neutrófilos, eosinófilos, basófilos e linfócitos.

      Excluir